Histórico do evento
O primeiro Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais (SIMAMCA) ocorreu em 2006 com o tema “Bioeconomia: Ambiente, Sociedade e Tecnologia” contando com seis mesas redondas e 150 participantes.
O II SIMAMCA, foi realizado no ano de 2007 com o tema “Aquecimento Global: Sociedade e Interdependência Ecossistêmica” possuindo dez palestras, duas conferências, três mesas-redondas e oito minicursos com 395 participantes e mais de 35 trabalhos científicos apresentados.
O III SIMAMCA, foi realizado no ano de 2008 e discutiu a “Importância da proteção da biodiversidade amazônica e seu potencial econômico” possuindo 14 palestras, 10 minicursos, 48 trabalhos científicos apresentados e público de 450 participantes. Paralelamente ocorreu o seminário de formação de educadores ambientais.
O IV SIMAMCA, foi realizado no ano de 2010 com o tema “A importância do Zoneamento Sócio Econômico Ecológico do Estado de Mato Grosso e sua relevância para a preservação e ordenação do uso da terra e dos recursos naturais na Amazônia” possuindo 12 palestras, duas mesas-redondas, oito minicursos e 71 trabalhos científicos foram apresentados com mais de 460 participantes.
O V SIMAMCA, foi realizado no ano de 2012 com o tema “Biotecnologia e bioprospecção a favor da sustentabilidade” contando com doze palestras, 11 minicursos, 130 trabalhos científicos apresentados e um público de 347 participantes.
O VI SIMAMCA, foi realizado no ano de 2015 possuindo dez palestras e 11 minicursos, 117 trabalhos apresentados e 388 participantes e com o tema ”Ciência e Sociedade: Desafios para um planeta sustentável”. A partir do VI SIMAMCA, todos os trabalhos são publicados em um número especial da revista científica Scientific Eletronic Archives (SEA) da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Sinop. - Sinop.
Em 2018, o será realizado o VII SIMAMCA sob o tema “Amazônia de transição: Origem, desenvolvimento e perspectivas futuras”.
Mais informações sobre a revista Scientific Eletronic Archives pode ser encontrada em seu Site Oficial.